Skip to content

Embrapii anuncia aporte de R$ 70 milhões

Embrapii anuncia aporte de R$ 70 milhões

Para potencializar a capacidade produtiva e a competitividade das empresas brasileiras, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização vinculada ao MCTI, se uniram e criaram a Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Inteligência Artificial.

A proposta é incentivar o uso de tecnologias de fronteira no processo produtivo da indústria nacional, oferendo um ecossistema de inovação com competências tecnológicas complementares, que contará com recursos não reembolsáveis e centros de pesquisas com infraestrutura e profissionais qualificados para apoiar a indústria a inovar, as chamadas Unidades Embrapii.

Incialmente, 17 Unidades Embrapii vão compor a Rede, compartilhando infraestrutura, competências e recursos humanos no desenvolvimento de soluções em diversas áreas: Machine Learning, Internet das Coisas, Big Data, Analytics, entre outras. Também serão destinados, em cinco anos, R$ 70 milhões de recursos à Rede, sendo R$ 20 milhões com foco em IA aplicado ao setor automotivo e agronegócio. Os recursos são provenientes da Lei de Informática e do Programa Rota 2030. Como o modelo de atuação da Embrapii prevê o coinvestimento do setor empresarial, estima-se que a criação da Rede gere cerca R$ 140 milhões em inovações (soma-se aos recursos da Embrapii, os valores da contrapartida das empresas e o recurso não financeiro das Unidades Embrapii – como uso de equipamento e pagamento de hora-homem).

Parte dos recursos serão utilizados para desenvolver a competência em Inteligência Artificial dos centros de pesquisas e fortalecer a capacidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação nacional sobre o tema. Também planeja-se aproximar as Unidades Embrapii da fronteira internacional, promovendo o intercâmbio de conhecimento a colaboração recíproca com as principais redes de Inteligência Artificial do mundo, seja na Europa, Israel, América do Norte, entre outras.

Veja mais

Quais são os principais fatores que impactam na avaliação de uma empresa?

A avaliação de uma empresa é um processo complexo que envolve uma análise criteriosa de diversos fatores financeiros, operacionais e de mercado. O valuation não se resume apenas a um
Leia mais

Como um Valuation Bem-Feito Pode Atrair Investidores e Facilitar Negociações

No mundo dos negócios, a avaliação de uma empresa vai muito além de definir um número. Um valuation bem-feito é um dos fatores-chave para atrair investidores, viabilizar negociações estratégicas e
Leia mais

Por que o setor de healthcare é um dos mais atrativos para fusões e aquisições no Brasil?

Nos últimos anos, o setor de healthcare se consolidou como um dos mercados mais dinâmicos e promissores para fusões e aquisições (M&A) no Brasil. Com um ecossistema em constante transformação,
Leia mais

Dicionário do Valuation: termos essenciais para Líderes Empresariais

No universo corporativo, compreender termos específicos de valuation, fusões e aquisições (M&A) e governança é fundamental para uma gestão eficaz. A seguir, apresentamos alguns conceitos-chave que todo líder empresarial deve
Leia mais

Os principais modelos de valuation e quando usar cada um

Determinar o valor de uma empresa é um passo crucial em processos de investimento, venda ou fusão. O valuation não apenas define o preço de mercado, mas também revela a
Leia mais

Da startup ao IPO: o papel de uma assessoria de M&A nessa jornada

O sonho de muitos empreendedores é levar sua startup ao mercado de capitais, abrindo o capital por meio de um IPO (Oferta Pública Inicial). No entanto, entre a ideia inicial
Leia mais